terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Quaresma: Oração, Jejum e Esmolas.


Salve Maria!


A chamada quarta-feira de cinzas marca, para os cristãos, o início do tempo quaresmal, período em que nos preparamos para celebrar a Páscoa do Senhor. Este é um tempo propício em que a Igreja nos convida, durante quarenta dias, a exemplo do próprio Jesus que jejuou quarenta dias e quarenta noites para iniciar sua vida pública, a realizar uma profunda reflexão de nossa trajetória como discípulos do Senhor. Para ser melhor vivenciado, esse período penitencial deve ser acompanhado por práticas de oração, do jejum e das esmolas.

Pela oração nos aproximamos de Deus reconhecendo nossa pequenez diante de sua realidade divina. Diante da declaração da inteira necessidade que temos da ação de Deus, imploramos sua graça objetivando o desejo de continuarmos fiéis a Ele durante todos os dias de nossas vidas. A oração é um golpe mortal para nossa autossuficiência, à nossa soberba.

O jejum corresponde a um certo abandono de si. No momento em que alguém realiza a prática de abrir mão dos alimentos, faz com que seu corpo possa experimentar exteriormente daquela resignação interior a qual a alma se propõe passar, assim como nos recorda São Paulo: "Glorificai, pois, a Deus no vosso corpo" (1 Cor 6, 20). Em outras palavras, o jejum serve para combatermos a gula além de outras vícios que impossibilitam nossas almas de se elevarem até Deus.

Por último, as esmolas nos convidam a partilhar com os nossos irmãos daquilo que eles carecem. Essa prática nos inclina à caridade, que consiste numa entrega efetiva em favor de alguém. Aquele que quer seguir verdadeiramente a Jesus precisa renunciar a si mesmo: "Se queres ser perfeito, vai, vende teus bens, dá-os aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me! (Mt 19, 21)". As esmolas nos fazem lembrar que devemos partilhar o que temos e servir os nossos irmãos, nos distanciando, assim, do egoísmo e da avareza.

Que Deus nos ajude na nossa conversão!

0 comentários:

Arquivos