sexta-feira, 6 de abril de 2012

"Ave, Crux, Spes Unica!"



"Ave, Cruz, Spes unica!"

Curta mas ao mesmo tempo tocante e completa, a expressão latina, que significa "Ave, Cruz, única Esperança!", manifesta de maneira única o drama da nossa salvação. Declarar o Sacrifício da Cruz como única possibilidade de redenção, é admitir que só através da Paixão e morte do Senhor poderíamos chegar a plenitude da vida, que é a vida eterna: "Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância" (Jo 10, 10).

A humanidade, decaída pelo pecado, tinha neste uma dívida contraída que, irremediavelmente, conduziria à morte, seu salário: "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a Vida Eterna" (Rm 6, 23). Desta forma, só através de um sacrifício perfeito poderíamos quitar, de uma vez por todas, a dívida contraída por nossas más inclinações.

Hoje, Sexta-Feira Santa, segundo dia do Tríduo Pascal, celebramos esta Paixão redentora. Hoje revivemos o momento em que Cristo, Nosso Senhor, cumpre o que era prescrito nas Escrituras ao se entregar voluntariamente à morte, e morte de cruz, obedecendo ao Pai até o fim. Se por Adão o pecado devastou o mundo inteiro, foi pelo Filho de Deus que o mundo pôde ser reconciliado com o Altíssimo.

A imagem de um homem crucificado, esmagado pela dor, escarnecido e abandonado pelos seus, pode parecer, para os que não creem n'Ele, a realidade de alguém vencido e mortalmente humilhado por seus adversários. Todavia, para nós que conhecemos a Verdade, era o triunfo do Amor sobre o pecado, pois, uma vez que concluía sua ação salvífica, o Senhor justificava muitos por seu sangue, assim como profetizava Isaías: "O Justo, meu Servo, justificará muitos homens, e tomará sobre si suas iniquidades" (Is 53, 11).

Que contemplando a imagem de Nosso Senhor Crucificado, ainda escândalo e loucura para tantos, muitos homens e mulheres possam encontrar, nesta incomensurável prova de amor, o poder e a sabedoria divinos para sua conversão.

0 comentários:

Arquivos