quarta-feira, 14 de março de 2012

Acies: "Um exército em ordem de batalha"




Salve Maria!

Assim como acontece todos os anos, no dia 25 de março a Igreja celebra particularmente o mistério da Divina Encarnação do Verbo através da contemplação da anunciação do arcanjo Gabriel à Virgem Maria. Este ano, contudo, por razão do dia 25 coincidir com o quinto domingo da Quaresma, sua liturgia própria passará para o dia posterior, a segunda-feira (26).

Sem dúvidas o dia da Anunciação corresponde a um dos mais importantes dias do calendário litúrgico, uma vez que celebramos Nosso Senhor, o Deus invisível, que desce dos céus e vem até nós se encarnando no ventre de uma simples criatura, a doce Maria, assim como disse o profeta: "Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Emanuel, porque Deus está conosco" (Is 7,14). Todavia, além da importância ímpar que possui, o dia da Anunciação do Senhor relembra à Legião de Maria um outro momento, sua principal solenidade, na qual os legionários, como "um exército em ordem de batalha", renovam à Virgem Maria seu compromisso de servir em suas santas fileiras, a Festa da Acies.

A Acies correspondia à organização da Legião de Roma quando as tropas se colocavam numa disposição preparatória para uma batalha, diferentemente do termo Praesidium que desgignava um destacamento da Legião incubido da realização de uma tarefa em particular (conforme nos diz o manual da Legião de Maria). Portanto, a solenidade da Acies, para a o legionário de Maria, deve ser essa mesma disposição onde, juntamente com seus outros irmãos, devem colocar-se conscientemente nas fileiras para o combate contra as forças do mal, diferentemente da antiga Legião Romana. Na oportunidade, observando ao que foi proposto pela devoção montfortina no Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem Maria, é realizada a consagração individual ou coletiva, sendo a primeira da maneira prevista por São Luiz: "Totus tuus ego sum, Maria, et omnia mea tua sunt" ("Sou todo teu, Maria, e tudo que é meu é teu").

Para concluir, procurei no manual da Legião de Maria o motivo pelo qual o dia 25 de março é tido como "padrão" para a realização da festa de Acies. Não o encontrei. Por esse motivo, ouso dar um palpite: creio que a exemplo da Encarnação do Verbo, que aconteceu após o consentimento de Maria, é pela festa de Acies que, a exemplo do sim generoso da Virgem, os legionários atendem à vontade de Deus se entregando à sua Rainha. Isso porque, só com o nosso sim Jesus espera ser gerado e viver em nós.

0 comentários:

Arquivos