domingo, 14 de agosto de 2011

Vocações Matrimoniais


"Da cepa brotou a rama, da rama brotou a flor, da flor nasceu Maria, de Maria o Salvador."


Salve Maria!

2º Domingo do mês de agosto, hoje celebramos o dia dos pais, aqueles a quem o Bom Deus chamou a constituir família e participar ativamente do processo de renovação da vida humana na Terra, através de sua doação no projeto de criação do Pai. Como a família depende, concomitantemente, da presença materna em sua organização, celebramos hoje, de modo geral, as vocações ao Matrimônio, pois, tanto o homem quanto a mulher, chamados a essa forma de vida, se entregam caridosamente àquilo que quis o Senhor.

O dia dos pais é comemorado no segundo domingo do mês de agosto pois, antigamente, a festa litúrgica de São Joaquim, pai da Dulcíssima Virgem Maria, era celebrada no dia 16 deste mês. Todavia, em 1970, o papa Paulo VI proclamou o dia 26 de julho como a festa em memória de S. Joaquim juntamente com sua esposa Santa Ana, mãe da Virgem Santíssima.

Aproveitemos o dia para rezar por aqueles que receberam dos céus essa missão tão bela de dar continuidade ao projeto criador da Divina Trindade, e, na Santa Missa Dominical, prestemos no culto ao Pai por excelência e que, por tanto amor, nos enviou seu próprio Filho para nos redimir com sua Vida, Cruz e Ressurreição.

Peçamos ao Bom Deus que as famílias, a exemplo da Sagrada Família de Nazaré, sejam um pedacinho do céu e confirmação do Amor Divino numa sociedade tão destruída, que, de várias formas, assiste impassível à desestruturação e humilhação dessa dádiva celeste. Além disso, que elas possam ser verdadeiros celeiros de novas vocações para a Igreja, ofertando confiantemente seus filhos a Deus para que, de forma serena, deem também eles seu sim a qualquer vocação que lhes foi feita, assim como seus pais fizeram em outrora.

Que São Joaquim, pai da Virgem Maria, e São José, pai terreno do Adorável Redentor, roguem pelas vocações matrimoniais ao Senhor Jesus Cristo!

0 comentários:

Arquivos