domingo, 13 de março de 2011

Quaresma e Fraternidade


Salve Maria!

Caríssimos, tivemos na quarta-feira o começo de um período de extrema importância na Igreja, o "tempo favorável" que nos é dado para reavaliarmos nossa vida. Tempo em que somos convidados a seguir decididamente o Senhor Jesus, escolha esta que implica numa concreta mudança de vida. Enfim, através da oração, do jejum e da penitência, a Quaresma nos sinaliza , sem dúvida alguma, que "esse é o tempo de salvação"!

A mudança de vida, contudo, não pode restringir-se apenas a um aumento da nossa espiritualidade, mas essa experiência de amor deve se manifestar, exteriormente, nos nossos atos. Aquele que vive em comunhão com Deus, entende que toda a criação é fruto do amor e da perfeição do Divino Criador, e, portanto, aprende a visualizar na natureza a presença d'Ele. É isso que nos vem lembrar a Campanha da Fraternidade 2011.

Sob o tema: Fraternidade e a Vida no Planeta; e lema: "A criação geme em dores de parto" (Rm 8,22), a Campanha da Fraternidade nos chama a analisar as consequências das ações humanas no que diz respeito à destruição do meio ambiente, e nos convida a pensar em propostas que possam, eficazmente, frear o desordenado movimento de exploração que, a passos largos, dizima a natureza.

É exatamente o que nos remete o cartaz: a presença de fábricas que poluem o ar e as águas (representando a ação humana) e, por trás de uma mureta, a presença de algumas plantas que simbolizam a natureza que luta para sobreviver diante de uma situação completamente adversa, indicando o porquê da criação gemer em dores de parto.

Que nós possamos nos conscientizar da nossa importâcia nesse processo. O simples ato de jogar uma embalagem de biscoito ou uma garrafa de água numa via pública ou num rio, encosta, corrégo, nos faz contribuintes de grandes catástrofes como as que presenciamos atualmente, como exemplo temos as recentes enchetes que devastaram o sudeste do Brasil.

Vamos lá: com muita oração, jejum, penitência e respeito pela natureza, dom de Deus, vivamos a Quaresma da melhor forma possível!

0 comentários:

Arquivos