quinta-feira, 9 de abril de 2009

Quinta-Feira Santa

Salve Maria!

Caríssimos, hoje a Igreja celebra a instituição da Santíssima Eucaristia, onde o Cristo na última ceia com seus discípulos, antes de sua Paixão, deu-se em comida e bebida assim como ele tinha dito antes: "Eu sou o pão vivo que desci do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão, que eu hei de dar, é minha própria carne para a salvação do mundo." (Jo 6, 51-52)

E é exatamente na Santa Ceia onde essa promessa se concretiza: "Tomou em seguida o pão e depois de ter dado graças , partiu-o e deu-lho, dizendo: "Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim". Do mesmo modo tomou também o cálice, de cear, dizendo: "Este cálice é a nova aliança em meu sangue, que é derramado por vós..." (Lc 22, 19-20)


Foi também durante a última ceia que o Senhor Jesus lavou os pés de seus discípulos em sinal de humildade para que, dado o exemplo, eles também o fizessem. Pois aquele que é o Senhor veio para servir o seu servo.

Na mesma ocasião o Cristo instituiu o Grande Mandamento: "Dou-vos um novo mandamento: Amai-vos uns aos outros. Como eu vos tenho amado, assim também vós amar-vos uns aos outros. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros." (Jo 13, 34)

É isso, irmãos. Entramos na vivência mais próxima da Páscoa do Senhor. Participemos das Santas Liturgias e meditemos e vivamos novamente a Paixão do Senhor.


0 comentários:

Arquivos