domingo, 5 de abril de 2009

Domingo de Ramos


Caríssimos irmãos, a Igreja celebra hoje o Domingo de Ramos. Cada dia mais nos aproximamos da Páscoa do Senhor Jesus. O Domingo de Ramos dá inicio à Semana Santa, semana em que meditaremos a entrada de Jesus em Jerusalém, a instituição da Santíssima Eucaristia, a Paixão e morte do Senhor culminando com sua Ressureição. Convido-vos a partilharmos o seguinte texto do Profº Felipe Aquino:

O domingo de Ramos


A entrada de Jesus em Jerusalém


A Semana Santa começa no domingo chamado de Ramos porque celebra a entrada de Jesus em Jerusalém montado em um jumentinho – o símbolo da humildade – e aclamado pelo povo simples que o aplaudia como “Aquele que vem em nome do Senhor”.


Esse povo tinha visto Jesus ressuscitar Lázaro de Betânia há poucos dias e estava maravilhado. Ele tinha a certeza de que este era o Messias anunciado pelos Profetas; mas esse povo tinha se enganado no tipo de Messias que ele era. Pensavam que fosse um Messias político, libertador social que fosse arrancar Israel das garras de Roma e devolver-lhe o apogeu dos tempos de Salomão.


Para deixar claro a este povo que ele não era um Messias temporal e político, um libertador efêmero, mas o grande libertador do pecado, a raiz de todos os males, então, Ele entra na grande cidade, a Jerusalém dos patriarcas e dos reis sagrados, montado em um jumentinho; expressão da pequenez terrena. Ele não é um Rei deste mundo!


Dessa forma o Domingo de Ramos é o início da Semana que mistura os gritos de hosanas com os clamores da Paixão de Cristo. O povo acolheu Jesus abanando seus ramos de oliveiras e palmeiras. Os ramos significam a vitória: "Hosana ao Filho de Davi: bendito seja o que vem em nome do Senhor, o Rei de Israel; hosana nas alturas".


Fonte: www.cancaonova.com


Para acompanhar o texto na íntegra clique aqui.

0 comentários:

Arquivos