quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Luto pelas Vítimas no Haiti


Salve Maria

Caríssimos, como sabemos, estamos vivenciando uma das maioes tragédias de todos os tempos no mundo inteiro. Alguns poderão dizer: "Maior tragédia? O que dizer então do número absurdo de vítimas nos campos de concentração nazistas ou de todos os mortos em ações comunistas nas URSS?". É fato que nesses outros episódios da nossa história milhões de pessoas foram dizimadas, mas, nem por isso, o incidente no Haiti deixa de ser um dos mais terríveis da história, pois algumas fontes estimam cerca de 100 mil vítimas fatais em território caribenho.

Diferentemente dos primeiros casos, o caso haitiano foi promovido por um evento natural. Os tremores de terra que chegaram a marcar mais de 7 pontos na escala Richter acabaram por destruir milhares de casas, igrejas e até mesmo o palácio presidencial. Mas com certeza, a maior perda não foi a dons bens, mas a de milhares de pessoas que foram vitimadas pela catástrofe. Vítimas de todos os locais do mundo: Coréia do Sul, Japão, China, entre outros, e não diferentemente do Brasil. Entre os brasileiros houve a perda de militares que trabalhavam na missões de pacificação da ONU e, entre os brasileiros mortos, a fundadora da Pastoral da Criança Zilda Arns.

Neste momento, rezemos pelos que foram e também por todos aqueles que ficaram. Àqueles que foram, peçamos ao Bom Deus que os tenha em sua Glória. Aos irmãos haitianos, força para superar as novas dificuldades que lhes surgiram, além das quais já viviam todos os dias. Àqueles que perderam seus parentes (haitianos, brasileiros, entre pessoas de outras nacionalidades), desejo que o Bom Deus os conforte e os dê corajem e fé para viver sem as pessoas que amavam.

A todos nós, principalmente àqueles afetados direta ou indiretamente com esse terrível incidente, Paz e Bem.

"Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá." (Jo 11,25)

0 comentários:

Arquivos