segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Combate à Dengue


Pessoal, como sabemos, estamos numa época em que ocorre uma maior disseminação da dengue. Sei que os meios de comunicação vez por outra falam sobre o combate à doença, além das ações governamentais que agem para o mesmo fim, mas nunca é demais lembrar. A dengue é transmitida através de uma fêmea contaminada do Aedes aegypti. Um único mosquito pode contaminar até 300 pessoas.

Síntomas da dengue clássica (forma mais branda):

Febre

Dores de cabeça, no corpo, nas articulações e por trás dos olhos

Sintomas da dengue hemorrágica (forma mais perigosa):

Apresenta os sintomas da dengue clássica além de possíveis sangramentos. A doença pode progredir levando o indivíduo à morte.

Prevenção:

O melhor modo de impedir a transmissão da doença é eliminar os ambientes que possuem condições favoráveis à reprodução do mosquito, que acontece em lugares que contenham água, como por exemplo: caixas d’água, barris, bacias, drenos de escoamento, canaletas, folhas de plantas, buracos de árvores, entre outros lugares onde a água pode se acumular.

Algumas ações podem ser tomadas para evitar a picada do mosquito, como: o uso de espirais e vaporizadores elétricos, mosquiteiros, repelentes e telas.

Atenção: Para que o combate à dengue seja eficaz, é necessário que toda a comunidade esteja engajada nessa ação, caso contrário, será praticamente impossível haver a eliminação de todos os focos de reprodução do mosquito. No caso de suspeita da doença, procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima. Lembre-se: a DENGUE MATA!

Para mais informações acesse:

http://portal.saude.gov.br/SAUDE/area.cfm?id_area=920


http://pt.wikipedia.org/wiki/Dengue

0 comentários:

Arquivos