segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Em Defesa da Santíssima Virgem


Salve Maria!

"Deus amou tanto o mundo, que deu seu Filho unigênito, para que não morra todo aquele que nele crê, mas tenha a Vida Eterna." (Jo 3,16)

Esse trecho do Evangelho segundo São João nos dá uma visão plena da grande Missão de Cristo, sua Missão Salvífica. Jesus não foi o Deus que esperavam o judeus, não foi um líder que guiou o povo de Israel libertando-o do jugo romano, porém foi muito mais que isso: foi Ele quem nos trouxe a libertação do pecado. Com isso fomos reconciliados com o Pai e, consequentemente, chamados à Glória Celeste.

No entanto, para que isso acontecesse, Ele quis ser como um de nós: Correr, chorar, sorrir, sangrar de forma que, com a exceção do pecado, Ele foi semelhante a nós. Obviamente, tinha de ser gerado e nascer para que, uma vez encarnado, pudesse ser como um de nós. Para isso, decidiu o próprio Jesus, que a sua Divina Encarnação se desse no ventre de Maria e tão somente de Maria, não no de outra mulher.

Infelizmente, vários de nós, possivelmente presenciamos relatos de certos irmãos protestantes que afirmam, categoricamente, que Virgem Maria seria uma mulher qualquer e pior, algumas chegam a nutrir certo desprezo por aquela que foi escolhida pelo próprio Deus para ser Mãe sua. Usam como argumento para o desprezo, de que estariam, de certa forma, "retirando" o louvor que deveria ser totalmente feito para o Senhor. Porém, eles esquecem-se que, quando louva mos a Virgem Maria, nossos louvores são conduzidos para Jesus Cristo, pois Ele é o fim último do nosso louvor. De forma que não deixamos de exaltar Jesus quando louvamos a sua Mãe.

O que muitos não sabem, porém, é que vários reformadores protestantes (Martinho Lutero, Calvino, Zwinglio), mesmo depois de sairem da Igreja Católica, continuaram louvando a Virgem Maria. Vejamos o que foi publicado num blog, sobre o assunto.

Isso prova que não era intenção dos reformadores negligenciar o louvor à Virgem Santíssima, uma vez que eles próprios chegavam a demonstrar certa devoção à Santa Mãe de Deus. O que acontece na prática, é que certas pessoas, por maldade ou por pura ignorância, tentam nos convencer de algo tão abusurdo como esse para nos afastar da Santa Igreja Católica que defende, veementemente, à dignidade daquela que foi escolhida para a tão incomensurável missão de gerar o Salvador do Mundo.

Santa Mãe de Deus, rogai por nós!

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá!
A Paz de Cristo!
Lutero em uma de suas mensagens diz: "O Filho de Deus fez-se homem, de modo a ser concebido do Espírito Santo sem o consurso de varão e nascer de Maria PURA, SANTA E SEMPRE VIRGEM. Portanto, Lutero crê na Virgindade Perpétua de Maria.
Outro ponto que vale a pena ressaltar é o episódio em que Jesus entrega sua Mãe ao "Discípulo Amado". Se Maria tivesse realmente tido outros filhos além de Jesus, que sentido teria em Jesus entregar sua mãe aos cuidados de um de seus discípulos.
Se Jesus tivesse realmente irmãos de sangue, onde estariam eles quando Jesus e seus pais foram a Jerusalém quando ele tinha 12 anos?
É notável a Bíblia falar em irmãos de Jesus, mas nunca em "filhos de Maria".
A Palavra irmão no contexto bíblico pode expressar tanto irmãos biológicos ou parentes próximos (primos, sobrinhos, tios etc...)
Não é novidade o termo irmão na Bíblia para designar parentes próximos. No Antigo Testamento, mas específicamente no livro do Gênesis, vemos Abraão chamar Lot, seu sobrinho, de irmão: "Abraão disse a Lot: "Rogo-te que não haja discórdia entre mim e ti, nem entre nossos pastores POIS SOMOS IRMAOS" (Gn 13,8).
Santo Agostinho comenta um texto simbólico do Profeta Ezequiel; "O Senhor me disse: 'Esta porta ficará fechada; não se abrirá e nenhum homem passará por ela, porque o Senhor Deus de Israel por ela entrou" (Ez 44,2), disse: "O Que significa: 'Há na casa do Senhor uma porta fechada', senão que Maria será para sempre intacta? E o que siginifica: 'Nenhum homem passará por ela', senão que José não a possuiu? E o que significa: 'Esta porta ficará fechada para sempre' senão que Maria é virgem antes do parto, virgem no parto, virgem depois do parto" (Palavras de Santo Agostinho)
Portanto, a Virgindade de Maria é uma verdade de fé, que deve ser acolhida, respeitada e jamais ignorada. Quanto a devoção a Maria, nossas preces se dirigem sempre a Jesus, quando rezamos: "bendita sois vos entre as mulheres e BENDITO É O FRUTO DO VOSSO VENTRE, JESUS. Ela apenas leva as nossas preces a Jesus. Honrando a Mãe estaremos honrando o Filho.
Que Nossa Senhora interceda por cada um de nós!
Antônio Januario
Blog Miss@o e Anúncio
http://missaoeanuncio.blogspot.com
E-mail:
antonio_januario44@hotmail.com

Natanael Júnior disse...

A Paz e de Cristo!

Exatamente, irmão. Totalmente esclarecedoras as passagens que você citou. Através dessa simples análise, qualquer pessoa de bom senso admitirá que a palavra irmão, usada no hebraico e aramaico, não determinava exclusivamente irmãos de sangue, mas como você disse, representava também parentes próximos.

Às vezes, vários irmãos separados tentam convencer os católicos que sua visão, extremamente literal da bíblia, está correta.

Aparentemente, a ignorância e principalmente o ódio é tão grande dessas pessoas para com a Igreja, que ele se estende à ações que vão desde refutações às questões de moral (acham absurdo quando a Igreja condena métodos contraceptivos, por exemplo) até o total desprezo e, até mesmo blasfêmias, contra o Imaculado Coração de Maria.

Nessa postagem, tive como principal objetivo mostrar que os próprios reformadores protestantes enalteciam à pessoa da Virgem Santíssima. E que essa atitude(desprezo)atual de alguns, foi tomada no decorrer do tempo, pois, nem de longe, era o que pensavam seus próprios fundadores.

Agradeço sua visita e comentário, e peço, se possível, que ajude a divulgar esse blog.

Salve Maria!

Arquivos